_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Medo - Vença-o com a ajuda de Deus.


Um instituto de saúde mental dos Estados Unidos publicou dados preocupantes sobre o medo. Segundo a pesquisa, quase 21% das pessoas sofrem de transtorno de ansiedade, ou seja, vivem o tempo todo com medo de alguma coisa. E pelo levantamento realizado, esse número é dez vezes maior do que era há 30 anos.
Estamos cada dia mais medrosos! O medo se transformou no maior transtorno psicológico da atualidade e hoje, infelizmente, faz parte da vida da maioria de nós. Eu não estou falando que é errado ter medo. O medo é uma espécie de "estado de alerta" muito importante para a nossa sobrevivência. A ausência do medo pode expor uma pessoa a situações de risco e sem o medo, não seríamos capazes de medir as consequências de nossos atos, que poderiam acabar em uma tragédia.
No entanto, o que preocupa é o que o medo exagerado pode fazer na vida das pessoas. O medo pode fazer com que elas não sigam em frente e até desistam de sua caminhada. Foi exatamente isso o que aconteceu com os homens que Moisés enviou para expiar a terra de Canaã. Veja:
"E deram o seguinte relatório a Moisés: ‘Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes (...). (...)Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós’. E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: ‘A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura’" (Números 13:27,29; 31-32).
Ao verem Canaã fechada por grandes muralhas e habitada por um povo mais forte, aqueles homens sentiram muito medo e ainda contaminaram a todos os outros. Eles ficaram apavorados só de pensar na possibilidade de terem que guerrear com aqueles adversários. Os israelitas olharam para o tamanho dos oponentes, e não para o tamanho do Deus que havia lhes prometido aquela terra. O fruto do medo foi tão negativo que eles chegaram a pensar que teria sido melhor terem ficado no Egito, onde eram escravos.
Porém, um homem calou todos aqueles medrosos: "Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: ‘Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!’" (Números 13:30). 
No momento em que todos reclamavam e choravam, Calebe, que também havia ido expiar Canaã, não se esqueceu do Deus que servia. Por mais que a cidade estivesse cercada e que lá vivessem gigantes, ele sabia que o Senhor não volta atrás com as suas promessas. Calebe preferiu ser guiado por Deus, não pelo medo.

QUEM VOCÊ DECIDE SER?

Quando passamos pela provação, ou nos deparamos com o desafio que estamos para enfrentar, nós temos duas opções:
1) Agir como os israelitas
O problema não é sentir medo, e sim o que você irá fazer com o medo que está sentindo. Se escolher essa opção, fatalmente você será dominado e derrotado antes mesmo da batalha começar. Seria como chegar até Deus e dizer: “Me desculpe, mas esse problema é grande demais para o Senhor. Seu poder e Sua glória não serão suficientes para vencê-lo, então, prefiro desistir”.
2) Agir como Calebe
Mesmo com medo do tamanho do inimigo, se você escolher ser como Calebe, você não deixará que esse sentimento te domine. Pelo contrário: você se lembrará que não existem muralhas, nem gigantes que não possam ser destruídos pelas mãos do Deus Todo-Poderoso. A Bíblia nos ensina a sermos fortes e corajosos, porque temos Deus do nosso lado. "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Romanos 8:31)
Eu espero que você fique com a segunda opção! Não importa se você tem medo, pois é natural do ser humano. Mas você precisa vencer o medo e, para isso, você deve olhar para Deus. Leia a Sua Palavra e você verá muitos exemplos de pessoas fracas, medrosas e sem capacidade alguma de vencer, mas só o fato delas confiarem em Deus e seguirem em frente, lhes garantiu a vitória. Por isso, mesmo que você não saiba como Deus irá agir em seu favor, continue crendo. Ele nunca te abandonará!
Seja Benção!!!
Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário