_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Por que estou passando por um deserto espiritual?


Quem é que nunca fez estas perguntas: "Por que estou passando por lutas? O que há de errado em mim? Por que estou sofrendo tanto?" Quando estamos em um momento difícil, achamos que a nossa dor é maior que a de todo mundo. Mas a verdade é que todos nós passamos por provações e precisamos saber como enfrentá-las da melhor maneira, entendendo os propósitos de Deus nelas. Apesar do deserto espiritual ser um lugar seco, Deus tem algo especial para cada um de nós ali. Ele pode transformar a sequidão em mananciais no deserto. O deserto espiritual não é o fim da estrada nem o ponto de chegada. Ele simplesmente faz parte do caminho. Não é o lugar que Deus preparou para vivermos, mas um local de passagem. Ele é considerado um período de preparação, em que Deus nos aperfeiçoa e nos capacita para algo melhor que Ele tem para nós.

Foi assim que aconteceu com Moisés no início de sua jornada. Ele tinha cerca de 40 anos quando flagrou um egípcio espancando um hebreu e ficou com tanta raiva que matou o agressor. Com medo de ser castigado pelo crime, Moisés fugiu para o deserto. Ele deixou para trás o conforto e as riquezas do palácio de Faraó para se refugiar entre os pastores de ovelhas. Lá ele foi treinado e encontrou Deus numa sarça ardente. Da mesma forma, Jesus, logo após ser batizado, foi conduzido ao deserto, e a Bíblia diz que foi o próprio Espírito Santo que o levou até lá. Esses dois exemplos refletem bem o que é o deserto. Nossa vida também é conduzida a lugares secos, onde teremos sede e fome, e com isso aprenderemos a beber da Água da Vida e comer do Pão Celestial, que vem do próprio Jesus. Deus nos leva ao deserto para nos mostrar que existe um alimento espiritual esperando por nós.

Sempre enfrentaremos esse tipo de conflito. Passaremos por desertos na vida espiritual, e essa é a primeira lição que devemos entender: Não estamos livres do deserto. Não podemos nem sequer afirmar: "Passei uma vez, agora não passo mais". Jesus esteve no deserto uma vez e lá teve um confronto com Satanás. Algum tempo depois, lá estava ele no jardim do Getsêmani, que, apesar do nome "jardim", era de uma secura terrível, e ali Cristo enfrentou suas piores lutas. Foi nessa ocasião que ele orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como Tu queres" (Mateus 26:39)

Quando eu olho para a vida de Jesus e para esses dois desertos que ele passou, acredito que, no primeiro, ele precisava ser cheio do Espírito Santo de Deus para vencer Satanás. E foi o que aconteceu. Jesus venceu o diabo ao citar versículos da palavra de Deus. Já no Getsêmani, talvez o desafio fosse vencer a própria natureza humana. Ele precisava dizer não à sua vontade terrena. Quando um deserto espiritual surge diante de nós, não significa que Deus esteja "pesando a mão". Essa é uma visão errada que temos sobre Deus. Acreditamos que o Senhor está nos mandando um deserto como uma doença, para nos castigar por algo errado que fizemos. Mas a Bíblia diz que Deus é amor (1 João 4:8). Sua essência é a bondade, suas misericórdias não têm fim e se renovam todos os dias (Lamentações 3:22,23).


DESERTO ESPIRITUAL NÃO É UMA MALDIÇÃO


Precisamos entender que quando Deus nos faz passar por momentos difíceis, não estamos recebendo uma maldição divina. É apenas uma fase, uma preparação para algo melhor que está chegando. Em Tiago 1:2-4 está escrito: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma."

Quem passa pelo deserto deve estar acompanhado da alegria. É isso que o texto nos ensina. Quando você estiver passando pelo deserto, saiba que você está sendo provado, mas Deus está do seu lado, e a companhia Dele te dará uma alegria inexplicável. Não é somente a felicidade de pertencer a Cristo, mas de sofrer com ele, e isso só traz recompensas. Muitas vezes passamos pelo deserto e até nos perguntamos: "Deus, eu precisava mesmo passar por isso"? Mas podemos ter certeza que só Ele sabe do que precisamos para crescer. Se não vivermos certas experiências, não saberemos administrar as bênçãos que Deus nos dá. Por isso reconheça que você ainda não está pronto, mas que você tem certeza que o melhor de Deus está por vir!
Não existe noite que não acaba, não existe chuva que não termine, não existe lágrima que não deixe de correr em seu rosto, não existe luta para sempre, não existe deserto que não chegue ao fim, creia que se você se encontra no deserto hoje, esse é o lugar que Deus preparou para passar, esse é o tempo exato e tem data e hora para terminar, você vai chegar do outro lado e viverá o melhor tempo de Deus para sua vida.
Seja benção.
Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário