_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

OS VERDADEIROS ADORADORES SEMPRE VOLTAM


Lucas 17:11-19

A cura dos dez leprosos registrada nas escrituras sagradas ocorre quando Jesus faz uma viagem da Galiléia a Jerusalém. O caminho do vale do rio Jordão era o mais seguro e usual entre os judeus, Jesus ao invés de seguir para o sul indo diretamente para Jerusalém Ele escolhe passar pelos confins de Samaria  e Galiléia, Jesus toma a região leste para além do rio Jordão.

Estava pois Jesus e seu discípulos em uma região aberta e fora das cidades em que haviam pequenas aldeias construídas em sua maioria por pessoas excluídas da sociedade por motivo de saúde, físico ou religioso. Muitos moradores das pequenas aldeias eram judeus que de uma forma ou outra já tinham participado dos cultos porém faziam parte da religião judaica. Mais algo acontecera em suas vidas, algo que relegaram ao isolamento, esquecimento por parte das autoridades religiosas de Jerusalém.

Amados muito são as coisas que acontecem em nossas vidas, coisas essas que muitas vezes faz com que as pessoas nos desprezem, levantam falsos testemunhos sobre nós, nos caluniam, somos condenados ao isolamento por eles, mesmo rodeado de pessoas somos isolados por situações que passamos e nos julgam. Mais da mesma forma que Jesus foi ao encontro daqueles dez leprosos, Ele virá ao nosso encontro, no tempo de isolamento e desprezo Jesus vem ao nosso encontro.

Certa feita os discípulos de Jesus perguntam a Ele sobre um jovem cego de nascença e perguntam – RABI QUEM PECOU PARA QUE ELE NASCESSE CEGO, ELE OU SEUS PAIS? – E Jesus respondendo diz: Nem ele, nem seus pais, isso se fez para que a glória de Deus se manifeste em sua vida. (João 9: 1-4)

Muitos que nos enxergam em lutas ou provas logo trás o julgamento eu sua mente, crendo que se está passando por alguma luta está em pecado, é só lembramos da vida de Jó que teremos uma boa referência disso. Queridos tudo isso que se passa em sua vida é para que a glória de Deus se manifeste em sua vida, creia que Deus está no comando e tudo vai dar certo.

Praticamente ninguém passava pelo caminho da aldeia dos leprosos pois quem entrasse ali era automaticamente considerado imundo, e vemos que Jesus modifica o trajeto, Ele faz o caminho mais longo, iria por onde ninguém queria ir, Jesus vai ao encontro daqueles homens que foram deixados a sua própria sorte. Queridos é no momento mais difícil de nossas vidas que vemos o agir de Deus, Ele vai onde ninguém vai, toca onde ninguém toca, quebra barreiras, conceitos para mudar a nossa vida, se precisar pegar o caminho mais longo Ele vai pegar para chegar até você, pode ser que ninguém mais acredita em você, mais Deus continua acreditando e está indo ao seu encontro, Ele quer mudar a sua história, que mostrar que Ele é o Deus da sua vida.

É interessante ver que os dez leprosos ao pararem longe de Jesus estavam cumprindo a lei que mandava que um leproso ficasse a no mínimo 15 metros de uma pessoa sadia, os dez leprosos também foram religiosos um dia e foram ensinados no caminho da lei e a conheciam, certamente tinham família e amigos, mais naquele momento não tinham mais ninguém e sabiam que a única chance dele naquele momento era Jesus, por conhecer a lei eles sabiam que estavam abandonados para morrer, eles andavam em grupo, um cuidava do outro um compreendia o outro e a descriminação que sofriam era um fardo pesado demais para eles carregarem e o faziam com muita dor. Existem fardos em nossas vidas que carregamos que nos sufocam, culpa que nos deixam dormir, dores que carregamos a anos , falta de liberar perdão, falta de pedir perdão, mais queridos Jesus está mudando o caminho para ir ao nosso encontro, nos tocar, nos curar, Deus quer nos tratar amados pode até estar pesado esse fardo amados mais Jesus diz que Seu julgo é suave e o seu fardo é leve ( Mateus 11:30).

Mesmo os dez leprosos sendo religiosos, cumprindo todas as receitas, as prescrições rabínicas, cumpriram todas as ações, mais nenhuma oração dogmática foi capaz de livrá-los daquele fatídico destino. Mais quando Jesus se aproxima algo de diferente acontece  eles mudam aquela oração judaica por um pedido dramático e comovente de socorro, eles dizem:

JESUS, MESTRE, TEM MISERICORDIA DE NÓS

E a bíblia nos diz que Jesus movido de intima compaixão lança uma palavra profética em que alcançariam a cura aqueles que acreditassem nEle. Queridos quando saímos do nosso quadradinho espiritual, quando fazemos algo de diferente de tudo que já fizemos e que realmente venha de dentro de nós isso toca o coração de Deus, chama atenção do Mestre e Ele vem ao nosso encontro. Saia agora do seu quadradinho espiritual deixe a religiosidade de lado, chame, grite se for preciso, mais faça algo diferente para que Jesus venha ao seu encontro, entre na presença do Senhor como se fosse a sua ultima chance de falar com Ele, atraia a atenção do seu Deus.

Jesus os manda ir ao sacerdote, a lei previa que um leproso se apresentava aos sacerdotes para serem considerados verdadeiramente livres (Levítico 14:2). Os  leprosos partiram ao encontro dos sacerdotes ainda doentes, mais eles creram que de alguma forma Jesus os purificaria, eles foram mesmo ainda estando leprosos, estavam indo ao encontro dos sacerdotes. Como será que está nossa fé? Se Jesus nos mandar ir, será que somos capazes de obedecer mesmo ainda não vendo todo o problema solucionado?

Os dez leprosos foram curados no caminho pelo poder de Deus, tentem imaginar a alegria daqueles homens, eles iram voltar as suas atividades normais, voltariam as suas famílias, amigos e sua religião, que alegria não é mesmo? Os dez leprosos foram curados ainda no caminho, eles ficaram tão contentes ao ponto de apenas um dos dez voltou para demonstrar gratidão a Jesus. Jesus já estava acostumado com a ingratidão humana mais mesmo assim Jesus pergunta, não foram dez os curados, onde estão os outros nove? Apenas um voltou, Jesus havia lhes dado de volta a vida, mais eles haviam reassumido sua religiosidade. Interessante ver que o leproso que voltou era samaritano, de raça mestiça de religião profana, mais ele não deixou se prender por formalidades, alegre e agradecido ele volta e se prostra aos pés de Jesus.

OS VERDADEIROS ADORADORES SEMPRE VOLTAM

Muitos de nós recebemos algo do Senhor, somos alcançados pela graça e ficamos muito contentes que esquecemos da melhor parte que é voltar para se prostrar, voltar para agradecer ao Mestre, ficamos tão ocupados com nossos brinquedinhos, voltamos para nossa religiosidade, presos em nossas liturgias e nossa teologia que esquecemos de voltar ao pés de Jesus e agradecer.

A GRAÇA É MAIOR QUE A LEI! A GRATIDÃO ESTÁ ACIMA DE QUALQUER ATO RELIGIOSO

Queridos Deus quer ver em nós um coração grato por tudo que Ele tem feito, quer que tenhamos a mesma atitude que aquele homem teve, deixando tudo de lado para adorar, agradecer e se prostrar, Deus quer arrancar de nosso peito todo coração ingrato e colocar um coração segundo a Sua vontade.

E AI VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA SER TRATADO?

Seja Benção!!!

Deus abençoe a todos.

Ev. Fernando ( Min. Palavra Viva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário